Solte o controle…

Ultimamente, tenho refletido muito sobre isso. Estou em um processo de desafio pessoal que foge um pouco do que usualmente os outros costumam fazer. E nesse caminho, várias vezes me perguntei e fui perguntada: “e se não der certo? ”. Então, vamos pensar…

         Durante toda a vida fomos condicionados a ter os planos A,B,C (…) numa tentativa louca de ter o controle. Tá tudo bem a gente se planejar, analisar todas as nossas possibilidades, mas a maioria de nós “passa do ponto”. Estamos desesperados, parados, segurando esse tal de controle que, quando menos esperamos, já sumiu das nossas mãos.

         Acredito que essa nossa inquietude por controlar o externo vem do nosso medo do que é incerto. E aí, sem perceber, vamos seguindo o “script” da vida, repetindo os passos dos outros, sem ter consciência se realmente queremos aquilo mesmo. Vamos ficando no confortável, no conhecido, no que “com certeza” vai dar certo. OPA! Aí é que está: essa certeza não existe. Nós nos iludimos. Daí, em um belo dia, quando já cansados, nos damos conta disso, ficamos sem chão, frustrados, pensando: “e se eu tivesse escolhido o incerto? ”.

         Não há problema algum em querer permanecer na zona de conforto. Ao meu ver, o problema reside em permanecer nela por pura inconsciência. Parece um passe de mágica, mas ao nos tornarmos mais presentes no AGORA, mais questionadores e conscientes, passamos a aceitar as incertezas da vida, e, mais do que isso, como disse Eckart Tolle: “você se torna capaz de viver com a incerteza e até de gostar dela. Com isso, infinitas possibilidades se abrem à sua frente. Isso mostra que o medo já não é um fator dominante no que você faz e não o impede mais de tomar atitudes para iniciar a mudança. ”

         Por isso, se eu pudesse te dar um conselho, eu diria: solte o controle… E comece a ver tudo de lindo que pode acontecer no inesperado.

Ana Paula Fontes Leite é Médica formada pela Universidade Federal da Bahia.

Filha primogênita do dono do Ospyciu.

Aprendiz da vida.

Deixe um comentário