SDB 2017 – Textos de aluno(a)s da AV 1

ideologias FANTÁSTICA

A imagem acima foi utilizada na avaliação parcial do 1º trimestre e solicitado que fosse analisada, rendeu bons textos, a exemplo dos que compartilho abaixo.

 

Texto 01 – Gabriela Moura – 3º A

Cristianismo, Judaísmo, Nazismo. Seja qual for o grupo social ao qual alguém participa, detém de características fundamentalistas. No contexto social vivido hoje pela sociedade, a presença de dúvidas e abstinência de ideias é algo evidente. Esta fragilidade possibilita aos líderes religiosos ou governamentais, induzirem as escolhas de pessoas que se encontram neste estado.

A análise da imagem nos permite ter uma visão ampla dos acontecimentos. Cada cidadão que segura um prato representa ou pode representar duas ocasiões. A primeira é a parte da sociedade que não possui ideais e está à procura de um, precedente a isso o homem que distribui a “sopa” representa os líderes que procuram oferecer a estas pessoas o que elas necessitam, iludindo os sentimentos de liberdade.A segunda ocasião pode representar também a parte já contida nestes grupos, mas que são alimentadas apenas por visões passadas a elas, ou seja impostas, não dando espaço para seus pensamentos ou diversidade de conceitos, pois foram educados desta forma.

Em suma, o texto não verbal representa o ciclo e como funciona o Fundamentalismo em inúmeros grupos sociais.

________________________________________________________________________

Texto 02 – Lucas Dias – 3º B

O fundamentalismo se apropria da retórica e da falta de discernimento de boa parte da população para “vender” um discurso de verdade absoluta, usando, no caso das religiões, o nome de Deus. Os respectivos pratos vazios na imagem  representam a falta de rumo para a população decidir sobre seu posicionamento. Por exemplo, assim como um prato é enchido apenas por elementos do cristianismo, como a imagem sugere, faltará entendimento das outras realidades. Da mesma forma que, se um prato contiver apenas carne, faltará Ferro e Vitamina K, e se o prato tiver apenas feijão, faltarão proteínas e carboidratos. Portanto, precisa-se experimentar cada um destes pratos (ou seja, experienciar as variadas realidades) antes de tirar conclusões, ou posicionamentos precipitados. Assim como um prato com alimentos variados irá suprir as necessidades vitamínicas, proteicas, etc. de um ser humano qualquer. Precisa-se conhecer e discernir antes de avaliar.

_________________________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s