Sobre Fundamentalismo: textos de alunos do 3º ano Salesiano Dom Bosco 2017

No dia 26 de fevereiro, propus uma atividade avaliativa a partir do conceito de Fundamentalismo. Seguiram-se ao texto, 04 questões.

Clique abaixo e veja:

apostila-sobre-fundamentalismo-2017-1

Após a correção, selecionei alguns textos (alguns optaram por responder separadamente aos itens, outros, em um texto “corrido”), os quais compartilho com você a seguir.

obs. À medida que o(a)s aluno(a)s forem enviando, publicarei todos.

__________________________________________________

Texto 01 – Ananda Araújo 3ªA

Sob o véu

É perceptível, na conjuntura atual, uma ampla progressão de levantamentos acerca do fundamentalismo. Nota-se que este, além de outras vertentes, também se estende na questão religiosa, culminando assim em diversas perspectivas ao qual é estabelecido.

Na semântica do vocábulo, o termo é referido a um determinado tipo de compreensão a qual se firma nas instruções fundamentais e tradicionais das religiões. Geralmente, o fundamentalismo é um princípio presente em todas as religiões, mas a abordagem em pauta é associada às três principais monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e o Islamismo e cada uma delas apresenta uma característica de conotação reacionária, mas um tanto quanto paradoxal, na amplitude da modernidade.

É evidente que a mídia em si simplifica o conceito político-ideológico do fundamentalismo, entretanto, essa redução compreende a vertente de perspectiva, isto é, os veículos de massa incumbem às pessoas a manipulação do significado e as submetem aos seus interesses.  O que a leva a fazer isso se respalda, geralmente, na atual visão ocidental e capitalista. A exemplo, frases como “todo fundamentalista é muçulmano e terrorista” são perpassadas e desvelam preconceitos.

Há, de certa forma, uma correlação entre o conceito de fundamentalismo e os valores conservadores e reacionários pois, na significação da palavra fundamental, existe um cenário de algo básico, substancial e indispensável. Os valores conservadores referem-se aos praticados por indivíduos que se opõem às mudanças, às inovações dos diversos âmbitos. Associando, práticas reacionárias são contra quaisquer mudanças sociais ou políticas. Portanto, estabelecendo uma intertextualidade com as palavras, podemos afirmar que os conceitos são convergentes e ambos se complementam, haja vista que estes não implementam mudanças à conjuntura.

O fundamentalismo e a modernidade técnico-científica coexistem a partir de um aspecto paradoxal: mesmo que se pregue um retorno às origens primitivas e tradicionais de uma religião, até mesmo num cenário de se opor ao intelectualismo, esse movimento se expande e se fortalece com o auxílio de aparatos tecnológicos, assim como a existência do fundamentalismo islâmico foi consequente da oposição à influência modernizante.

Vinculando as acepções, a convicção do que é fundamental e definições de estereótipos e etnocentrismo se articulam. A concepção baseada em ideias preconcebidas de algo ou alguém, sem o seu conhecimento real, geralmente de cunho preconceituoso e repleta de afirmações gerais confere o estereótipo. Além disso, uma visão de mundo própria da pessoa, a qual considera sua inserção (em qualquer ambiente) superior às demais, se enquadra como etnocentrismo. De forma contundente, as expressões se associam por estarem ganhando progressão na atual sociedade, além de constituir referência aos elementos intrínsecos, padronizados e conservadores das pessoas. Sob o véu, nada é o que parece ser.

__________________________________________________

Texto 2 – Luana Pichler Silva –  3º B 

QUESTÃO 1

A mídia é um importante veículo de comunicação e persuasão de grandes massas. A simplificação de conceitos, como o fundamentalismo, é conveniente para os grupos que precisam direcionar uma população a um certo posicionamento, tanto negativo quanto positivo. O filme estadunidense ”O reino” , do diretor Peter Berg, demonstra como apenas um ponto de vista de um ocorrido pode influenciar um posicionamento equivocado, porém acaba beneficiando aqueles ditos como os que estão fazendo a coisa certa, e esse filme, principalmente o final mostra que existem mais semelhanças nos extremistas islâmicos com o idealismo estadunidense, do que se imagina. Deixando claro que a ignorância e a falta do saber por completo torna os indivíduos cegos com os seus preconceitos, que infelizmente é o objetivo de muitos que controlam a mídia, pois é mais fácil manipular pessoas que não tem embasamento teórico do que aqueles que tem uma bagagem conceitual.

QUESTÃO 2

O fundamentalismo está diretamente ligado aos valores conservadores e convencionais, devido ao fato de que o próprio fundamentalismo se refere a cumprir antigos hábitos relacionados ao conservadorismo e a contraposição ao presente, acreditando que o ideal reside no passado, existindo assim um vínculo inquestionável com os valores reacionários. Entretanto o conservadorismo e os valores reacionários apesar de andarem juntos, possuem suas particularidades, pois os conservadores como mostra o seu próprio significado, relaciona-se com o ato de conservar e apesar de contraditório, aceita o modernismo. Porém, os reacionários estão presos ao passado, são anti-revolucionários e acreditam que a forma de vida perfeita está no passado e seus dias de glória. Devido a esses fatos, os dois conceitos por serem tão parecidos, na maioria das vezes dialogam entre si e principalmente com o fundamentalismo religioso.

QUESTÃO 3

De modo aparentemente controverso, o fundamentalismo e a modernidade técnico-científica convivem lado a lado, visto que os avanços nessas áreas são convenientes para pregação de ideias extremistas de cada religião. Entretanto, existe a clara rejeição e negação desses grupos dogmáticos para a modernização politica e cultural, refletindo assim os fortes ideais conservadores e tradicionais.

QUESTÃO 4

O fundamentalismo é uma consequência etnocêntrica causada pela errônea ou equivocada interpretação de devido conceito ou como baseado no texto, devida religião. A falsa ideia de supremacia religiosa causa a formação de divergentes pensamentos e contraposições de diferentes grupos. Juntamente com a informação escassa e os conceitos limitados baseados especificamente a uma visão, tem como resultado a criação de estereótipos sem embasamento que procuram rotular os diversos extremistas e pior, generaliza-los.

__________________________________________________

Texto 3 – Bianca Coelho – 3º B

1) Apesar do fundamentalismo carregar uma conotação negativa na atualidade, o concebimento dessa expressão, que ocorreu nos Estados Unidos por um pastor batista no século XIX, apenas dizia respeito a combater interpretações liberais da fé cristã. Porém, com a Guerra ao terror instalada pelos EUA, toda a mídia ocidental foi influenciada a relacionar a expressão fundamentalista apenas à religião islâmica. Ou seja, o fundamentalismo em si é simplificado ao Islamismo não apenas por questões religiosas, e sim, econômicas e políticas que envolvem diferentes nações.

 

2) O conservadorismo está relacionado ao avesso a mudanças e o reacionário ao sentimento de volta ao passado e retorno aos valores antigos. Como o fundamentalismo atual exprime a ideia de voltar aos príncipios fundamentais de determinadas religiões, sendo contra a Modernidade (em alguns aspectos) e os seus efeitos na sociedade, então o movimento fundamentalista abrange os valores conservadores e reacionários. Um exemplo é o fato do fundamentalismo ser misógino e por isso, é contrário ao movimento feminista, que é um desdobramento da Modernidade.

 

3) Mesmo o fundamentalismo sendo contrário à Modernidade por causa do seu objetivo de regressar aos valores religiosos antigos, este soube usufruir de efeitos pós-modernos para auxiliar no caminho contrário à própria Modernidade.

Os grandes canais da mídia são usados para disseminar os valores fundamentais que são contrários à teoria da evolução, homossexualidade, feminismo. A ciência também virou um instrumento em potencial para os fundamentalistas, já que seus avanços podem ser usados em ataques, revoltas, guerras.

Isso mostra que o fundamentalismo não é totalmente contrário à Modernidade, e sim aos seus aspectos políticos e culturais.

 

4) O fato do conceito de fundamentalismo ser disseminado como algo sucinto e sem complexidade reforça alguns esteriótipos, como aquele de que todo islâmico é fundamentalistae, e logo terrorista. Esse esteriótipo ainda acentua uma prática etnocêntrica, pois demonstra desrespeito e falta de conhecimento acerca da religião islâmica. Estes três conceitos se relacionam porque um acaba reforçando o outro.

__________________________________________________

Texto 04 – Stephany Farias – 3ºB

Resposta da questão 1:

A mídia acaba por simplifica o conceito de fundamentalismo porque ela “vende” apenas aquilo que lhe convém e como em seus diversos modos de reprodução (Tv, rádio, internet), segue um modelo estadunidense tanto estrutural quanto político, mostrar apenas a ramificação extremista do fundamentalismo islâmico onde estão presentes grupos terroristas como Al Qaeda e EI (Estado Islâmico), por exemplo, é proveitoso.

Questão 4:

Do mesmo modo como a mídia simplifica o conceito de fundamentalismo em sua vertente islâmica extremista, ela constrói sob este único modelo, ao público, a ideia de que apenas terroristas e muçulmanos são fundamentalistas. O fundamentalismo cristão é o mais aceito e por vezes nem considerado fundamentalista. A sociedade acaba então por neutralizar o fundamentalismo cristão, que não é (em sua maior parte) atingido por práticas xenófobas como outras e sendo posta, ainda, como religião “central”.

________________________________________________

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s