Sobre a ONU: vídeos, textos e imagens.

Vídeos:

Como funciona a estrutura da ONU – Xadrez Verbal – 30 min
 
 
Nações Unidas – Xadrez Verbal – 28 min
ONU: criação e atuação nos dias atuais – 4 min
A ONU é seu Mundo – 7 min
Geografia – ONU – Ginga Soluções – 12 min
ONU – Caiu no Enem – Se Liga Nessa História – 4 min 18
ONU completa 70 anos de fundação –  3 min 25

______________________

Texto 01:

Saiba tudo sobre a ONU, organização mundial que luta pela paz

Criado em 22/06/15 10h52 e atualizado em 22/06/15 11h01

Você já deve ter ouvido falar dela, mas talvez não saiba como ela surgiu e para que ela serve. Então, convidamos você a conhecer melhor essa importantíssima associação.

Tudo começou quando os países que venceram a Primeira Guerra Mundial se reuniram em Paris, na França, no ano de 1919, para assinar um acordo de paz e fundar a Liga das Nações. O objetivo dessa organização era evitar que outras guerras acontecessem. Em setembro de 1939, Adolf Hitler, o ditador nazista da Alemanha, começou a Segunda Guerra Mundial. E a Liga das Nações, como fracassou em manter a paz no mundo, foi extinta oficialmente em 1942.

Mas aí a Segunda Guerra terminou, e, no dia 24 de outubro de 1945, representantes de 47 países participaram de uma conferência em San Francisco, nos Estados Unidos, e criaram a Organização das Nações Unidas. O objetivo? O mesmo da Liga das Nações: lutar pela paz no mundo.

Assim, a ONU foi resultado do trabalho de pessoas que queriam resolver os conflitos mundiais por outros caminhos que não fossem a guerra. Esse ideal de paz resultou na elaboração, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos feitos mais destacáveis da ONU.

Atualmente

Hoje a ONU conta com a participação de 193 países. Seus objetivos também cresceram: agora ela quer manter a segurança no mundo, construir relações amigáveis entre as nações, promover progresso social, melhores condições de vida e proteger os direitos humanos.

Mas não são só países que fazem parte da ONU. Ela também é formada por organismos especializados, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial, além de outras entidades especializadas em comércio, agricultura e meteorologia.

Desde a época de sua fundação até hoje, a Organização só tem aumentado. Alguns países entraram bem cedo na ONU e continuam firmes e fortes, como o Brasil, que foi um dos 51 países fundadores e participa desde 1945. As principais reuniões acontecem uma vez por ano pelo menos, com os líderes de todos os países-membros, na Sede, que fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Por ser uma organização tão grande, é claro que alguém precisa coordenar e pôr ordem nas reuniões, certo? A ONU é liderada pelo secretário-geral, que normalmente é nomeado pelos países-membros nas assembleias gerais. Ele não pode ser presidente de nenhum país, mas deve ter um papel político importante e ser engajado na defesa da paz mundial. O atual secretário-geral da ONU é o chanceler sul-coreano Ban Ki-Moon.

E como a ONU é sustentada? Alguém tem de arcar com as despesas, não é mesmo? O orçamento da ONU funciona assim: cada país pode doar uma quantia de dinheiro para a organização. Esse dinheiro é principalmente usado nas missões de paz da ONU, que acontecem em regiões conturbadas, com o objetivo de dissolver os conflitos.

ONU e as crianças

Tudo isso parece muito bonito e importante, mas o que a ONU tem feito pelas crianças de todo o mundo? A Organização conta com um órgão específico para a infância. É o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o famoso Unicef, criado em 11 de dezembro de 1946. Seus primeiros programas ajudaram milhões de crianças após a Segunda Guerra, na Europa, no Oriente Médio e na China.

A ONU também promulgou a Convenção sobre os Direitos das Crianças, que é uma espécie de Carta Magna para as crianças de todo o mundo, pois tem força de lei nos países que a ratificaram. A propósito, a Convenção sobre os Direitos da Criança é o documento de direitos humanos mais aceito na história universal, além de contar com 54 artigos! Você pode conhecer mais sobre os direitos da criança no portal infantil do Unicef.

No Brasil, o Unicef teve participação fundamental em várias medidas destinadas às crianças. Na década de 50, logo quando começou, ele promoveu a política de merenda escolar no Brasil, além de campanhas de vacinação e nutrição. Ao longo das décadas, o Unicef propôs diversas campanhas no Brasil, juntou-se aos governos, às empresas e à sociedade, fez campanhas no rádio, na TV, nos jornais e nas revistas, sempre buscando garantir uma vida melhor para os brasileirinhos.

Fonte:

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/06/saiba-tudo-sobre-onu-organizacao-mundial-que-luta-pela-paz

_________________________________________________

Texto 02:

Organização das Nações Unidas completa 69 anos: veja fatos e curiosidades sobre a ONU

Publicado: 24/10/2014 08:22 BRST Atualizado: 24/10/2014 08:22 BRST
UN Peacekeepers in South Lebanon

392566 01: A soldier from the Indian Battalian of the United Nations Peacekeeping Force of Lebanon patrols along the border with Israel and Syria in an effort to maintain peacekeeping in the former Israeli occupation zone, July 25, 2001. The soldiers oversee the disputed Shebaa Farms closed military area, run medical clinics, and provide other humanitarian assistance to the local population. The Israeli Army has recently demanded that the UN release a videotape shot after three Israeli soldiers were kidnapped by Hezbollah guerrillas last October. (Photo by Courtney Kealy/Getty Images)

“Precisamos das Nações Unidas hoje mais do que sempre, pois este é um momento de múltiplas crises.”

As palavras do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ressaltam o cenário de incessantes conflitos ao redor do mundo.

A aparente paz em que vivemos denota tão somente a falta de sensibilidade da sociedade para enxergar que, além das nossas fronteiras, pessoas morrem diariamente em conflitos armados.

Seria ideal um mundo em que a ONU não precisasse existir — significaria que o homem encontrou, enfim, a paz. Até chegar este dia, precisaremos da ONU, que nesta sexta-feira (24) completa 69 anos.

Veja abaixo, números e curiosidades sobre a organização.

193 países
são membros da ONU.

3 nações
não fazem parte da Organização

– Kosovo: declarou a independência da Sérvia em 2008, e não obteve reconhecimento internacional completo para se tornar um membro das Nações Unidas.

– Taiwan: sua adesão à ONU é barrada pela China, que argumenta que Taiwan não é um estado soberano, mas sim parte de seu território.

Vaticano: o estado independente foi criado em 1929 e, por escolha, não faz parte da ONU.

14 de julho de 2011
foi a data que o Sudão do Sul, membro mais recente da ONU, ingressou na Organização.

6 idiomas
são falados oficialmente na ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

4h30min
foi a duração do discurso mais longo de uma assembleia geral. A fala foi proferida pelo então presidente cubano, Fidel Castro, na Assembleia Geral em 1960. Atualmente, recomenda-se que os chefes de estado falem por 20 minutos.

Castro Speech

Cuban President Fidel Castro addressing the United Nations General Assembly in New York. (Photo by Keystone/Getty Images)

44.000
pessoas trabalham na ONU atualmente

Oscar Niemeyer
foi o responsável por desenhar a sede da ONU junto com outros dez arquitetos do mundo. O edifício está localizado em território internacional na cidade de Nova York.

The Queen Visits The United Nations In New York

NEW YORK – JULY 06: A general view of the UN Headquarters on July 6, 2010 in New York City. Queen Elizabeth II and Prince Philip, Duke of Edinburgh have just completed an eight day tour of Canada and the visit to New York is final day before the royal couple head back to the UK. After paying a historic visit to the United Nations they will visit ground zero and the British Memorial Garden. The Queen last addressed the United Nations in 1957 and it will be the first time she has visited ground zero. (Photo by Chris Jackson/Getty Images)

22%
do orçamento da ONU vem atualmente de doações dos EUA. O país é o que mais colabora com a Organização hoje em dia.

U$5.404 bilhões
é o orçamento da ONU para o biênio 2014-2015

50 nações
assinaram a carta que fundou a ONU em 1945, durante a a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional nos EUA. O Brasil está incluído nesse grupo. A Polônia, que não teve representante na conferência, assinou a declaração mais tarde e se tornou o 51º Estado fundador da ONU.

15 países
compõem o Conselho de Segurança da ONU. Cinco deles tem poder de veto: EUA, Rússia, Reino Unido, França e China. As outras dez são eleitas pela Assembleia Geral e ficam dois anos no Conselho.

Mais de 60 nações
que fazem parte da ONU nunca fizeram parte do Conselho de Segurança.

United Nations Security Council Holds Meeting On Situation In Ukraine

NEW YORK, NY – AUGUST 28: The United Nations Security Council (UNSC), meets about the ongoing Ukrainian-Russian conflict on August 28, 2014 in New York City. Russia continues to move troops and men into Ukraine to arm Ukrainian separatists. (Photo by Andrew Burton/Getty Images)

Fonte: http://www.brasilpost.com.br/2014/10/24/curiosidades-onu_n_6035122.html
________________________________________________
Imagens:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s