Confhic – Colégio São José 2016 – Textos de aluno(a)s sobre Política e Poder no Brasil

Clique no link abaixo e confira a proposta de questão que gerou bons textos, entre eles, alguns que eu selecionei e compartilho com você a seguir!

CSJ Colégio São José Avaliação Parcial de História 1º ano

blog3

blog2

__________________________________________________

À medida que eu for recebendo os textos enviados pelo(a)s aluno(a)s, os publicarei. Eis os primeiros:

 

Texto 01 – Lisandra Lopes – 1º A

Atualmente, ao pensarmos em política, nos vem à mente os milhares de escândalos nos quais nossos governantes estão envolvidos, as diversas mentiras contadas e as mais variadas promessas não cumpridas por eles.

Aquilo que deveria nos representar como algo leal, honesto e verdadeiro, acaba fazendo exatamente o contrário, como mostram as imagens.

Grande parte da população reclama diariamente do rumo que o nosso Brasil tomou e do caminho sombrio que estamos prestes a trilhar, mas então, eu pergunto: o que fazemos para melhorar essa situação? Sim, sei das incontáveis manifestações que hoje acontecem a pedido do impeachment da atual presidenta, mas será que apenas ela é culpada por todas as ações de corrupção que encontramos? Será que nós, brasileiros, não cometemos nenhum ato corrupto em nossos dias? É uma questão a ser repensada.

Existe quem diga que nós realizamos golpes contra nossos políticos ou que eles realizam golpes contra nós, porém, eu acredito que nós golpeamos a nós mesmos todos os dias e empurramos a culpa para aqueles que tem mais destaque.

________________________________________________

Texto 02 – Ana Beatriz Solares – 1º A

A grande questão para a população é a crise financeira. Como ela não está sendo efetivamente combatida, pelo contrário, parece estar sendo incentivada pelo governo, o mandato de Dilma está se interligando às dificuldades e desesperanças da economia.

O governo gastou infinitamente mais do que arrecadou e essa conta, além de vir para nós, está também destruindo o país, trazendo desemprego, inflação e 3% de retração do seu crescimento. Na época de Collor, o povo também se encontrava numa crise econômica brutal, porém o caso de Dilma é mais elevado por ela ter encontrado a casa relativamente em ordem, diferente de Collor, que assumiu na esperança de ir contra uma inflação já existente.

É Inocência e ignorância achar que não vale mais a pena lutar pelo Brasil, que nada irá mudar se Dilma for cassada. Nunca teremos a certeza do que realmente irá acontecer, mas temos que tentar. Um exemplo foi quando Cunha apareceu com esse impeachment contra Dilma, todos acreditavam que ia haver uma instabilidade decorrente da queda da bolsa de valores  e do aumento do dólar. Foi totalmente o contrário!  O mercado reagiu muito positivamente só com a ideia da possível saída de Dilma. Por mais que a sua linha sucessória não seja uma das melhores, temos que mostrar influência como matéria prima desse país.  E se Michel Temer tomar essa mesma postura, cometer outros crimes de responsabilidade, vai ser mais um que vamos tirar. Não tem que existir essa supremacia deles perante nós. O poder está na população brasileira!

_______________________________________________

Texto 03 – Victor Hugo – 1º A

Ultimamente, um alvoroço tomou conta do nosso país. Finalmente o povo deixou sua posição de passivo quanto ao que lhe é imposto. Abriu os olhos e enxergou o que está ocorrendo de errado à sua volta. E melhor que isso, uniu-se para agir e mudar o que está errado. Toda a corrupção “enraizada” no Brasil (não só quanto à política) vem sendo puxada para fora da terra para que possamos arrancá-la e fazer do Brasil um país mais justo. Muitos vêm defendendo o impeachment da atual presidente em prol de outro partido que, infelizmente, também é corrupto. Não podemos lutar para tirar o lobo, para logo em seguida colocar o leão como líder. Devemos lutar e torcer para que façamos a escolha correta, colocando no poder alguém que possa representar bem o nosso país. Claro que com o impeachment apenas, o Brasil não vai se consertar, até porque não há apenas um culpado no governo, todavia, não é por isso que iremos deixar de fazer a condenação. Este será apenas o primeiro passo para que possamos restaurar a ordem no nosso país e punir todos os culpados.

__________________________________________________

Texto 04 – Gabriela Motta – 1º A 

As imagens mostram o cenário decadente da atual política brasileira, porém, trazem à tona questões históricas, mostram um Brasil de corrupção, e principalmente, alertam sobre fatores que ficam implícitos em manchetes. Por exemplo, na frase ” não se vê corrupção em meu governo”, dita pela atual presidente Dilma Rouseff, não mostra que a corrupção vem enraizada na política brasileira, em governos e câmaras; outro exemplo é a imagem com a frase ” Não vai ter golpe”, e que está linkada à charge em que fica clara a postura do PT ( e por tabela da atual presidente) na época do impeachment de Collor, um governo “popular”, levantado por operários mostra hoje que, em pleno governo PT o poder é dos grandes, que suas ideias são contraditórias a depender da situação atual do nível de aprovação populacional? Logicamente, por existirem grandes, existem os pequenos, representados por ovelhas, prestes a votar em seus próprios predadores, e obrigados a votar no “menos pior” , ou com a ficha menos suja, ou que simplesmente ainda não foi citado pela polícia federal.

A política brasileira é feita de partidos instáveis e intencionados, o difícil é adivinhar quais são suas intenções!

______________________________________________

Texto 05 – João Felipe Cerqueira – 1º C

O cenário atual da política do Brasil é, provavelmente, o período mais delicado da nossa história. Em um país onde ser político já virou sinônimo de ser corrupto, onde os políticos fazem de tudo para chegar ao “topo” da política (mesmo possuindo uma clara ficha de corrupção ou de outros crimes), onde nos jornais e nas ruas só se ouve falar de lavagem de dinheiro, de corrupção e até do impeachment da nossa presidente Dilma, é um país onde claramente precisa de uma mudança no jeito de se praticar a política.

Moramos em um país onde não podemos escolher nossos representantes, pois não sabemos se eles irão trabalhar para nós ou para eles. Moramos em um lugar onde se fala tanto de democracia, mas um rico tem mais direitos que o pobre. Estamos em um país onde os mesmos políticos que diziam que o impeachment de Collor era algo democrático, agora falam que é um golpe em relação à Dilma, tudo para induzir o povo a acreditar no que eles acham que é certo.

Estamos em um país no qual os mesmos partidos políticos que se ajudavam são os que agora brigam para se salvarem de acusações. Contudo moramos em um país onde não só os políticos são corruptos, mas sim todos nós, seja “furando” a fila na hora de comprar algo ou então quando não damos lugar para o idoso sentar no ônibus.

O nosso Brasil só irá melhorar quando nós melhorarmos como cidadãos. Quando nós, brasileiros, aprendermos a lutar por nós, e não contra nós, todos saberemos o que é uma sociedade justa, igual socialmente e livre de corrupção.

_________________________________________________

Texto 06 – Ana Beatriz Ramos – 1º C

É bastante complicado falar da política brasileira sem lembrar de corrupção, roubo, políticos que nem sabem o que devem fazer em seus cargos e etc. Mas, no momento o que mais é discutido, é sobre o impeachment de Dilma. Em alguns estados já tiveram manifestações. Nas redes sociais, a gente só encontra pessoas publicando seus textões, para mostrar que entendem de política. Tá, mas é aí que eu paro e penso: será que todas essas pessoas que foram para as manifestações realmente sabem do que se trata? Sabem pelo menos, no mínimo, o que é impeachment? Porque eu vejo muita gente falando sobre política nas redes sociais e quando você vai conversar sobre… Não sabem de nada! Ou então, falando sobre corrupção e furando a fila do mercado, fazendo carteira falsa de estudante pra pagar meia no cinema… Tem algo de errado aí, não é? Sabemos que há muita corrupção na política, mas suas pequenas corrupções também contam! Será que sabem que se Dilma sair, Michel Temer que vai ficar? Não defendo, mas pior que está, pode ficar sim! Enfim, eu acredito e sei que há muita corrupção no governo de Dilma, mas também acredito que o impeachment dela, não seja a melhor solução dos problemas do país. A única solução clara(e utópica) que vem na minha mente, é termos um país com políticos honestos.

__________________________________________________

Texto 07 – Jonathan Martins – 1º B

Ouve-se que Dilma está levando o país para o “fundo do poço” e que seu governo está sendo um dos piores da história. Caso ocorra Impeachment, não acredito que a situação irá mudar. É basicamente o que vemos na primeira figura; de um lado um lobo, do outro um leão, e nós somos ovelhas aparentemente indefesas. Não é apenas mudando de partido dominante que nosso país irá crescer de uma hora para a outra. É exatamente o que vemos na segunda figura: toda a política, o Congresso e praticamente todos os atuantes nesse ramo são corruptos. Por mais que eles tentem limpar a ficha, representada de forma metafórica e irônica na terceira foto, de muito não irá adiantar. Eles negam o roubo, negam o desvio de verba (figura quatro), mas sabemos de alguma forma que estão se desabando nas próprias mentiras. Vemos então, na quinta figura, que até mesmo os políticos do PMDB, representados por ratos, que de forma ofensiva é exatamente o que são, estão se afastando do PT.

Prefiro pensar que a presidente é ignorante a pensar que está consciente do que diz e faz. Vemos explicitamente na figura seis que Impeachment não é golpe. Logo, tudo não passa de mera democracia. No Congresso Nacional (figura sete), sugere-se que políticos fogem da polícia federal, afinal uma parte dos corruptos já foi presa ou prestou depoimento. Não se pode negar os diversos pedidos de Impeachment, e ao contrário do que ela afirma (figura oito), pode ocorrer, não golpe, mas Impeachment.

_________________________________________________

Texto 07 – Rafaela Frazão – 1º B

As imagens mostram a situação do cenário político brasileiro. A população escolhe os seus candidatos para representar o país, surgindo assim, dois grupos distintos de pessoas apoiando bases diferentes. A Câmara dos Deputados juntamente com o Congresso Nacional, são uma verdadeira baderna, já que a maioria dos integrantes é tudo farinha do mesmo saco, uns sendo investigados, outros processados, uns suspeitos e outros sem exercer função alguma.

A lei da Ficha Limpa é um sistema que torna inelegível por 8 (oito) anos o candidato que tiver seu mandato cassado ou renunciar para evitar o mesmo. Com isso, algumas pessoas que fazem parte do cenário político tentam esconder todas as suas malfeitorias para evitar a sua cassação. No governo de Dilma, o nosso atual, a mesma e órgãos em seu favor, insistem em dizer que não há corrupção em seu governo, sendo que existe sim. Podemos não ver, mas sabemos. O PMDB, aliado do PT, agora ex-aliado, resolveu romper com o governo recentemente, devido à grande demanda do processo de impeachment e a sua queda no cenário político. Ao contrário do que muitos dizem, o impeachment não é golpe, pois está previsto na Constituição, e é instituído caso altas autoridades infrinjam seus deveres funcionais, o que está acontecendo no momento, e que a própria presidente não reconhece ou finge que não reconhece. No entanto, teremos que aguardar o julgamento no plenário pelo Senado, dessa forma, vamos aguardar, pois ainda temos um futuro incerto.

__________________________________________________

Texto 08 – Liandra Oitaven – 1º D

É muito fácil, hoje em dia, no estado atual da política em que o Brasil se encontra acharmos políticos praticando a famosa corrupção. O nosso erro é achar que esse termo não se abrange a outras áreas e sim só à política. Infelizmente somos alienados a pensarmos de acordo com o que convém a os interesses midiáticos, políticos e econômicos. Pare e analise: os verdadeiros golpeados dessa história somos nós, a sociedade, fomos enganados, e por isso hoje somos considerados um povo atrasado em diversos aspectos.

Vivemos em um país em que o falso moralismo na política está em alta, partidos e mais partidos julgando uns aos outros e não cumprindo aquilo que acabaram de taxar como o certo. Mas o que será certo quando todos estão errados? O erro começa de nós por acharmos que não temos voz para gritar, gritar e lutar pelos nossos direitos. Nenhum partido há de ser maior que a fúria de um povo indignado, cansado de ser julgado por ser um país atrasado. Ah, e o atraso começa de você, que acha que é verdade tudo aquilo que passa na TV!

________________________________________________

Texto 09 – Talitha Stanchi – 1º C

Atualmente, no cenário político, o suposto impeachment de Dilma vem sendo constantemente discutido, levando em conta os outros assuntos que a ele estão associados.

Muitas pessoas acreditam que retirando Dilma ou o seu partido (PT) do governo, a corrupção será resolvida; mas na verdade ela só irá continuar, ou até mesmo piorar, pois a maioria dos políticos brasileiros (não importa o partido) está envolvida em algum crime, principalmente a corrupção. Então não podemos nos surpreender que se Dilma for condenada, muitas pessoas também serão, por participação. Por que será que muitos políticos acham o impeachment de Dilma um golpe?

Muitos políticos ainda estão no governo, mesmo cometendo algum crime, pois ainda não foram condenados, e por isso ainda têm a ficha limpa, mas na verdade as suas fichas estão muito “sujas”.

______________________________________________

Texto 10 – Alberto Barreto – 1º C

Não tem como afirmar que vai ter golpe, até mesmo porque o impeachment está no Congresso, então não há como dizer que impeachment é golpe. Na época de Collor, teoricamente ele não sofreu impeachment, mas o povo consequentemente o execrou. Muitos deputados sendo investigados pela Polícia Federal, acusados por desvios de dinheiro e também por estarem envolvidos nas fraudes acontecidas na Petrobrás, inclusive com a empresa multinacional chamada Odebrecht.

Têm acontecido muitos casos de corrupção com suspeita de envolvimento do atual governo republicano. A Polícia Federal está investigando esse caso há muito tempo, a tão famosa “Operação Lava Jato”, tendo como responsável Sérgio Mouro, Juiz Federal.

Um dos deputados mais envolvidos é Eduardo Cunha, que foi um grande aliado do PT, nos dias de hoje são “inimigos”. Desde já, muitos deputados estão com o direito de não serem investigados totalmente por causa do foro privilegiado: um direito que tem para não serem investigados como pessoas físicas.

__________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s