Colégio São José – Confhic – 1º ano 2016

 

Iniciando o atual ano letivo, começamos a estudar sobre POLÍTICA e PODER. Orientei o(a)s aluno(a)s do PRIMEIRO ANO a lerem dois textos sobre o tema, que constam da Apostila a seguir:

textos politica-e-poder

Os textos foram “Na língua do P“, de Helena Galante, e “Precisa-se de Matéria Prima para construir um País“, cuja autoria é atribuída a João Ubaldo Ribeiro.

Hoje, durante a discussão dos mesmos, embora eu não tivesse exigido produção textual, fui surpreendido muito positivamente com a escrita de uma aluna, cujo texto compartilho a seguir e a quem agradeço pela autorização para publicar aqui no Ospyciu.

Gabi, você captou de forma precisa as ideias dos textos, parabéns!

Texto de Gabriela Nossa – 1º A

Sim, tudo que está acontecendo no Brasil é culpa nossa, afinal somos nós que o formamos. Não podemos julgar Dilma, Lula, Collor e todos esses políticos metidos no mensalão e outros processos judiciais se nós aprendemos quando pequenos a copiar a tarefa do outro, falsificar assinatura dos pais para que não saibam nossa nota ou o que fizemos de errado, pagamos pra alguém fazer a atividade só porque queremos dormir, entre outras coisas que os jovens fazem. Se nós, jovens, o futuro de nosso país, não fazemos a nossa parte, com que direito a gente vai reclamar? Se a nossa população joga lixo nas ruas, com que direito vamos reclamar dos alagamentos? NENHUM, pois nós estamos sendo tão corruptos quanto eles. A única diferença é que eles estão representando cada sindicato ou organização e todos os holofotes são ligados a eles a fim de esconder as nossas besteiras. Então, se nós quisermos ter um país melhor, vamos primeiro de tudo deixar de ser hipócritas e assumir nossos erros, e fazer de tudo para não repetirmos, mostrando a nossa honestidade e integridade que o brasileiro tem, quebrando a má reputação no estrangeiro. Só assim poderemos mostrar e falar de peito aberto que “EU SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR”.

______________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s