Je Suis o que mesmo?!

12247206_2112549752216991_7209428147087207156_n

Como sempre, os cartunistas fazendo uma inteligente leitura do mundo, aguçando a reflexão, capturando como poucos a essência dos fatos, mas, por outro lado, instigando ou ‘sugerindo’ a tão conhecida xenofobia, enquanto reforçam o estereótipo que associa automaticamente terrorista = muçulmano. E mais, refugiados = muçulmanos = terroristas. Tudo que a humanidade não precisa são esses reducionismos, essas simplificações grotescas.

Não se trata de ignorar o poder do ISIS ou EI, tampouco minimizar a gravidade do acontecimento, condenável sob qualquer justificativa, repugnante, desumano. Repilo todo e qualquer ato terrorista, mas não nos esqueçamos que a mesma Europa vitimada em sucessivos atentados, foi algoz de muitos povos em diferentes tempos e espaços. A dor se paga com a dor. Triste, mas é a realidade.

É, também, nos momentos de dor e sofrimento que a humanidade deve refletir. Refletir, vigiar, punir os criminosos pelos seus atos, não por suas religiões. Quem já teve a sorte de ler o Corão ou Alcorão sabe que não há incentivo a qualquer forma de violência, ao contrário, propaga a paz, a solidariedade, tal qual um sem número de outras denominações religiosas.

Bom seria aproveitar a nova chance que a história nos oferece (ainda que por via da dor) para rever ações, virar macaco, mas, dos que olham para o próprio ‘rabo’.

O novo atentado é a deixa esperada pelos xenófobos de plantão que, muito antes do ocorrido, já aprovaram os fechamentos das fronteiras diante das diásporas contemporâneas. Agora, o trabalho sujo ficou facilitado e, para eles, justificado.

Vamos acompanhando as cenas dos próximos capítulos, rezando pelas vítimas, acreditando que novos tempos podem ser construídos, aprendendo as lições, promovendo a PAZ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s