Terceirão Salesiano Dom Bosco 2015 – Textos de aluno(a)s a partir do Exercício 02 com o tema Hippies e Movimento de 68 em Paris.

Hippies e Movimento de 68 na França

continuação do exercício 02

Texto 01: Tatiana Lordêlo – 3º B

O movimento Hippie desenvolveu-se nos EUA e teve participação de uma juventude rica que não aceitava as injustiças (desigualdades) da sociedade. Eles eram pacifistas, contra a violência e demonstravam algumas das suas ideologias através da arte. Também conhecido como período “paz e amor”, focalizavam nas mudanças individuais dos participantes. Já o movimento de maio de 68 foi uma onda de protestos que começou a fim de implantar reformas no setor educacional. Esse movimento atingiu outras classes, como os operários, que reivindicavam melhores condições de trabalho. Iniciou-se com os jovens de uma universidade em Paris. Houve passeatas, batalhas campais e reação brutal do governo. Houve, também, repressão na tentativa de amenizar a massa. Ao contrário do movimento Hippie, atendia a várias classes.

________________________________________________________________________________________________

Texto 02: Larissa Medeiros – 3º A

“O movimento hippie e o de maio de 1968, apesar de terem sido manifestações populares, se diferenciam em muitos aspectos. O movimento hippie teve como sua principal causa a mobilização em prol da contracultura. Eram contra o uso de armas e negavam a razão. Seu grande auge foi marcado por um festival que pregava a paz, conhecido como Woodstock. Já o movimento de maio de 68 pode ser considerado oposto ao anterior por ser caracterizado pela intervenção militar e pelo constante uso de violência, apesar do seu caráter inicial ter sido de protestos contra a estrutura universitária. Seus principais atores, além dos operários, foram os estudantes e os intelectuais, os quais são aliados do conhecimento racional (diferente dos hippies).”

________________________________________________________________________________________________

Texto 03: Larissa Santana – 3º A

A insatisfação sempre foi característica comum a todas as gerações. Algumas de forma mais moderada e pacífica, outras mais inflamadas e agressivas. O movimento hippie e o contestatório de 68 são exemplos desse extremo oposto. Enquanto os hippies viviam à margem da sociedade, propagando uma revolução sem violência, em oposição aos valores vigentes, muitas vezes até se abstendo de manifestações em massa e agindo em oposição ao modelo cultural que lhes eram impostos. Em contradição, o movimento contestatório de 68 expressa sua insatisfação de forma mais incisiva e agressiva, participavam efetivamente das manifestações, sendo considerados, muitas vezes, como subversivos, sendo comum manifestantes serem presos durante esses projetos. Enquanto os hippies eram marginalizados, na França os do movimento contestatório, confrontavam incisivamente o sistema vigente.

_________________________________________________________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s