1º ano 2015 – CONFHIC – Colégio São José – textos de aluno(a)s – 2ª parte.

 Recentemente, propus aos alunos / às alunas do PRIMEIRO ANO 2015, dois exercícios, a saber:

Exercício 01 – o tema era RELAÇÕES DE PODER. Um subtema foi CORRUPÇÃO.   A partir da leitura de dois textos selecionados, de diferentes autores, deveria ser produzido um texto autoral, coletivamente, pelos grupos do trabalho sobre POLÍTICA e PODER.

Exercício 02 – o tema era ACULTURAÇÃO e CULTURA. Após assistir ao vídeo O RITUAL DAS TUCANDEIRAS, o(a) aluno(a) deveria, individualmente, explicar de que forma os dois conceitos estavam presentes no referido vídeo. Vídeo: https://youtu.be/G1rqW5ya96c

____________________________________________________________________

Os primeiros textos que enviaram para mim, entre os que eu selecionei, compartilho com vocês, ao tempo que agradeço aos autores/ às autoras por terem permitido a publicação dos mesmos. obs. à medida que forem enviando para mim, outros textos serão publicados.

Texto 01: 

Maria Vitória – 1º C

A cultura está presente no vídeo (Ritual da Tucandeira) através das manifestações dos costumes dos indígenas, que estão representados por meio das músicas, danças típicas, pinturas na pele, maneira de pronunciar as palavras e pelo próprio ritual com as formigas, no qual o índio experimentou a dor para comprovar a masculinidade e a capacidade de formar uma família.

Em contrapartida, a aculturação também está presente, representada pela vestimenta dos índios, que adquiriram o costume de usar roupas, ao invés de andarem nus, por conta do contato direto com o homem branco. Além disso, foi mostrado que componentes de diferentes tribos se juntaram e submeteram-se a participar do ritual também, mesmo não sendo o costume desde os primórdios de onde foram criados. Isso se dá por conta do contato contínuo com um indivíduo de uma cultura diferente da sua.

______________________________________________________________________________________________

Texto 02:

Maria Clara Trinchão 1ºB

O Ritual da Tucandeira é um rito de passagem indígena que constitui aquela etnia, mas, observando o vídeo, podemos perceber itens utilizados que não são nativos, ou seja, foram produzidos em fábrica. Isso nos faz entender que aculturação é uma adaptação de uma cultura, utilizando artefatos ou até ideias de um outro grupo étnico.

A cultura não é imutável, como alguns pensam, ela é modificada ao longo do tempo para poder se adaptar àquela realidade, àquela época. Podemos observar no vídeo que o ritual daquele grupo indígena ocorre com o auxílio de utensílios que, comparados aos pertences originalmente nativos, não foram fabricados por eles. Determinando, assim, que uma cultura pode sobreviver à interferências de outras culturas.

_________________________________________________________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s