Terceirão Salesiano Dom Bosco 2015 – Novos textos de aluno(a)s – Exercício 02: 2ª parte.

Larissa Santana – 3º A

15 de novembro de 1889, o Brasil acordava diferente. A república havia sido proclamada. A partir desse momento, como o próprio nome sugere, o governo seria democrático, o povo decidiria o futuro do seu país, a população tinha direito de intervir. Mas a populaçao estava preparada para escolher seus governantes? O que se esperaria de uma população em sua maioria analfabeta e sem instruções sobre política?

Poucos sabiam, mas na verdade esse não seria um governo verdadeiramente popular, visto que inicialmente, menos de 5% da população tinha direito ao voto. Longe de ser um governo popular, iniciava-se ali um governo elitista, no qual o povo, longe de ser protagonista, observava a ascensão desse novo modelo apenas como plateia, sendo governada e manobrada pelos que estavam no poder.

Atualmente, todos sem distinção têm o direito ao voto, mas o povo brasileiro continua como figurante da sua própria história, aceitando as imposições do sistema, deixando ser manipulado e governado pelos que ocupam cargos de poder.

Os brasileiros assistem inertes as mudanças e erros dos seus governantes, pois é muito mais cômodo assistir tudo no noticiário do que ir em busca dos seus direiros e melhoria para a sua nação.

______________________________________________________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s